TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Saúde Mental, como você está se cuidando?

Em 14/02/2020 às 00:25:04

As pesquisas indicam que sintomas como ansiedade, estresse e depressão são tendências mundiais e serão responsáveis por um alto percentual de afastamento do ambiente de trabalho e de riscos de vida até 2020, por isso existe uma grande preocupação em informar e abordar o tema Saúde Mental.

A maioria das pessoas tendem associar “Doença mental” com Saúde Mental e em função desta associação, resistem em buscar ajuda nos trabalhos de Psicoterapia, quando surgem os primeiros sintomas que podem ser trabalhados no início de um processo de desgaste emocional e evitar o risco de afetar a sua saúde física e mental. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a Saúde é definida “não simplesmente como ausência de doença”, mas como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social”.

Podemos ser pessoas mentalmente saudáveis e entrar em estado de sofrimento em função de uma perda, pressões de trabalho, relações de afeto ou familiar, sentir os impactos e saber a hora que precisamos falar sobre as angústias, buscar ajuda concreta, para amenizar o estado negativo, aprender e rever comportamentos e seguir em frente.

A saúde mental de uma pessoa, está diretamente relacionada a forma como ela reage aos diferentes eventos da vida e consegue manter o equilíbrio e harmonia para atuar nos diversos contextos, profissional, familiar e social.

Já no foco do ambiente organizacional, estudos indicam que o absenteísmo ou afastamentos têm diferentes causas e podem gerar muitos impactos negativos às empresas. Entre as causas, observa-se que os transtornos depressivos e ansiosos, são os mais recorrentes. Observa-se, uma conexão forte entre o estresse e os afastamentos das atividades profissionais. Ações como cobranças excessivas, sentimentos de desgaste, falta de reconhecimento, acúmulo de funções, metas inatingíveis, falta de recursos para executar atividades, líderes autoritários, tudo isso pode levar um indivíduo a desenvolver ou intensificar sintomas e doenças mentais.

De acordo com dados levantados em 2017 pelo Instituto Nacional do Seguro Social INSS), a depressão e o estresse ocupacional estão entre as cinco principais causas de afastamento do trabalho no Brasil. A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que, até 2020, a depressão será a doença mais incapacitante do mundo. Já a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) estima que entre 20% e 25% da população tiveram, têm ou terão um quadro de depressão em algum momento da vida.

Estas informações devem servir de guia para as empresas e subsidiar a criação de programas que possam ajudar seus colaboradores na prevenção de doenças e naturalmente garantir um clima de produtividade e qualidade de vida, tão necessários para o crescimento das pessoas e empresas.

Seguem dicas para ajudar você a manter o equilíbrio e garantir a saúde mental:

Procure trabalhar o autoconhecimento. O conhecimento pessoal de suas potencialidades, fatores motivacionais, crenças e valores, ajudam no desenho de seus objetivos de vida, na administração de suas emoções e na criação de estratégias assertivas para atuar nos diversos contextos da vida. Caso tenha dificuldade em promover esta análise e conhecimento, busque ajuda nos trabalhos de Psicoterapia, para ampliar a visão, aprender a lidar com os obstáculos e seguir em frente.

Busque atividades que possam gerar integração, prazer e bem estar físico e mental.

Pratique meditação, relaxamentos e qualquer outra atividade que promova o bem estar físico, mental e espiritual.

Cuide da alimentação e faça atividades físicas para gerar energia e bem estar.

Compartilhe com um amigo, suas dúvidas, desapontamentos, ansiedade, falar sobre o problema ajuda a amenizar os estados negativos.

Foque na busca de soluções e não no problema, essa ação faz a diferença.

Abra-se para o novo, através de leituras, estudos de grupo.

Use a flexibilidade e o bom senso para identificar o momento em que precisa de apoio e ajuda.

Dulce Gabiate – Psicóloga, Consultora organizacional com foco na área de desenvolvimento humano. Treinadora de treinadores em TOP- Tecnologia de Participação ICA Phoenix - Arizona USA, Trainer em Programação Neurolinguística pelo INAP e Coach Executivo, Carreira e Vida pelo ICI e InCoaching, Psicóloga clínica, realizando atendimento online e presencial. Autora do livro Mudanças – Aprendendo a criar novos comportamentos - publicado pela Agbook.

POSIÇÃO 2 - ALERJ 1190X148
DOE SANGUE - POSIÇÃO 2 1190X148
TOPO - PRINCIPAL 1190X148
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.